Por trás do bom funcionamento do organismo há diversos fatores em ação, dentre os quais se destacam os hormônios. Distribuídos por todo o corpo, eles controlam a forma com que este funciona e estão diretamente relacionados ao metabolismo e ao desenvolvimento. Assim, caso haja quaisquer alterações neles, podem surgir os chamados distúrbios hormonais.
Entre os mais comuns, podemos citar o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, a menopausa, a andropausa, a síndrome dos ovários policísticos, o hirsutismo e a síndrome de Cushing, entre outros.
Os distúrbios hormonais devem ser investigados na presença dos sintomas abaixo:
· Aumento ou perda de peso;
· Surgimento de acne;
· Irregularidades no período menstrual;
· Infertilidade;
· Alterações na digestão;
· Aumento anormal da fome;
· Cansaço e irritabilidade;
· Perda de massa muscular;
· Baixa na libido;
· Alterações de memória e de funções cognitivas;
· Modificações de sono.
Entre os benefícios da reposição hormonal, para homens e mulheres, temos não só a melhora das ondas de calor da menopausa, mas também o fortalecimento dos ossos, pele, cabelos, melhora da libido, disposição, distribuição de gordura, apetite, risco de doença cardiovascular, memória, entre outros.
Os homens também podem se beneficiar da reposição hormonal, principalmente de testosterona, capaz de fortalecer o sistema imunológico, evitar viroses, infecções, entre outros problemas, acelerar a recuperação de lesões e cortes, aumentar a libido e reduzir os níveis de cortisol.
A reposição hormonal, quando indicada por um profissional, garante ao paciente uma vida com mais qualidade, disposição e vitalidade, além dos benefícios estéticos, que também são numerosos.
Bateu a curiosidade? Acha que pode estar com déficit hormonal? Não deixe de agendar sua consulta.