Infertilidade é a incapacidade de engravidar após tentar uma gestação durante o período de pelo menos um ano, tendo relações sexuais com frequência e sem o uso de preservativos ou outros métodos anticoncepcionais.
A infertilidade feminina pode ter causas hormonais como alterações da tireoide, síndrome dos ovários policísticos, menopausa precoce, obesidade e diabetes. Enquanto isso, na infertilidade masculina, precisamos investigar além da testosterona, as alterações da tireoide, obesidade e o diabetes.
Em média, até os 35 anos de idade, as chances de uma paciente do sexo feminino engravidar ficam em cerca de 25%, sendo que essa taxa cai conforme a paciente envelhece.
A infertilidade masculina é a que acomete o paciente do sexo masculino e a infertilidade feminina é a que acomete a paciente do sexo feminino. Ela também pode ser combinada, quando ambos os componentes do casal apresentam algum tipo de dificuldade para engravidar.
A infertilidade pode ser primária, quando os integrantes do casal nunca tiveram uma gestação anterior, ou pode ser secundária, quando um deles (ou ambos) já tiveram filhos antes dessa tentativa.
É importante ressaltar que é relativamente comum que os problemas de infertilidade sejam associados em um mesmo casal. Por exemplo, a paciente pode ter síndrome dos ovários policísticos e o paciente pode ter varicocele ou outros problemas.
De modo geral, a infertilidade é uma condição multifatorial, em que inúmeras variáveis estão em cena e precisam ser investigadas a fundo.
Não deixe de agendar sua consulta se você deseja avaliar a sua situação.